Câmara reconhece Abelardo Luz como a capital nacional da semente de soja

Deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC) - Foto: Heleno Rezende

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou, nessa terça-feira (2), o Projeto de Lei 2907/11, do deputado Onofre Santo Agostini (SC), que concede o título de Capital Nacional da Semente de Soja ao município de Abelardo Luz, em Santa Catarina. O parecer do relator da matéria, deputado Luiz Couto (PT-PB) foi acolhido por unanimidade.

“Com esta proposição, faço justiça aos habitantes de Abelardo Luz. É o reconhecimento de algo em que mais se destaca, que é a produção nacional da semente de soja. Torço para que esta proposta seja acolhida também pelo Senado”, comentou Agostini.

Abelardo Luz está localizado no Oeste de Santa Catarina, distante 574 quilômetros da capital, Florianópolis. De acordo com o último senso, o município com  pouco mais de 16 mil habitantes, é o que melhor se adapta à mecanização das lavouras, devido a sua planície ondulada. O município figura entre os maiores produtores de grãos do Estado, sendo líder na produção de milho e soja.

A cidade também se destaca por eventos culturais, como Festival da Música Popular e Sertaneja (Fempal). Outro orgulho dos seus habitantes é o de ser a terra natal do ex-jogador da Seleção Brasileira, Paulo Roberto Falcão.

Hélio Oliveira

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *