Eduardo Favaro é personal trainer e faz trabalho voluntário como instrutor de capoeira. Ele é surdo desde um ano de idade, devido a complicações de uma meningite. Este ano, aos 35, ele pôde ouvir a voz da filha pela primeira vez. O caso ficou famoso nas redes sociais. A superação e a dedicação ao esporte e à promoção da atividade física receberam reconhecimento nesta terça-feira (12). Ele recebeu a Honraria Manoel José Gomes Tubino na Atividade Física, da Câmara dos Deputados.
https://www.facebook.com/eduardo.favaro.5/videos/10155112420518059/
O prêmio, que está na sua 3ª edição, reconhece o trabalho dos profissionais no esporte escolar que contribuem para a formação e desenvolvimento humano.
O Deputado Evandro Roman (PSD/PR) disse que “é um reconhecimento da profissão e do profissional da promoção da qualidade de vida e da alegria. Selecionamos os que se destacaram e estão aqui representando os mais de 400 mil profissionais de educação física”, disse.
O evento é uma parceria da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, da Frente Parlamentar da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano e do Conselho Federal de Educação Física (Confef).
Esporte como fenômeno sociocultural
A honraria carrega o nome do professor e pesquisador Manoel José Gomes Tubino, que dedicou mais de 40 anos à Educação Física. Manoel Tubino considerou em sua obra o esporte como um dos fenômenos socioculturais mais importantes desde o final do século XX, e conferiu à atividade esportiva características interdisciplinares de extrema importância.
Além de Eduardo Favaro, Frederico Ruva Neto também recebeu a homenagem por indicação de Roman. Ruva é professor de educação física há mais de 30 anos em Iratí/PR e atua como voluntário no futebol de base do município há 25 anos.
Saiba mais