
Deputado Raimundo Santos (PSD-PA) – Foto: Cláudio Araújo
A criação da Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren (PRC 92/23), uma proposta do deputado Raimundo Santos (PSD-PA), está na pauta da semana do Plenário da Câmara. Se for aprovada, a medalha já pode valer para esse ano.
O objetivo é agraciar personalidades e instituições, do Brasil ou do mundo, que tenham se destacado pela realização de serviços de cunho evangélico, com reflexos em favor da sociedade.
“Queremos homenagear pessoas e organizações que, a exemplo de Daniel Berg e Gunnar Vingren, esses dois pioneiros, tenham se destacado na promoção e defesa dos valores cristãos”, ressalta Raimundo sobre os dois missionários que levam o nome do prêmio.
Pelo projeto, a entrega da honraria será no mês de junho, em referência ao mês de aniversário da Assembleia de Deus, fundada em 18 de junho de 1911 na cidade de Belém (PA).
Missionários
Os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren foram responsáveis por fundar a Assembleia de Deus em Belém, sendo, hoje, considerada a maior denominação cristã evangélica pentecostal do Brasil e uma das mais expressivas do mundo.
Para Raimundo, os missionários têm uma significativa importância histórica para o movimento religioso brasileiro. Além da fundação da Assembleia de Deus, Berg e Vingren promoveram iniciativas educacionais, culturais e de inclusão social, influenciando o surgimento de outras denominações religiosas.
Carlos Augusto Xavier