Câmara inicia 56ª Legislatura

A Câmara dos Deputados inicia na sexta-feira (1) a 56ª Legislatura. No total, são 30 partidos com representantes eleitos para o cargo de deputado federal para os próximos quatro anos. Os 513 parlamentares da Casa representam a população dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

O PSD é a quarta maior bancada da Câmara. O tamanho da bancada tem impacto direto no funcionamento da Casa, como na escolha de cargos na Mesa Diretora e na composição das 25 comissões permanentes, por exemplo.

Posse e eleições

A solenidade de posse dos deputados está marcada para começar às 10h. O registro das chapas para candidaturas à Presidência da Câmara poderá ser feito até às 17h. Com quórum obrigatório de no mínimo 257 parlamentares no plenário, e a partir das 18h, a eleição poderá ser iniciada.

As previsões indicam que haverá oito deputados disputando a Presidência da Casa e que o atual presidente Rodrigo Maia (DEM/RJ) tem a maioria dos votos garantidos para se reeleger. Se um dos candidatos obtiver, pelo menos 50% mais 1 voto, estará eleito. Caso nenhum consiga esse total, haverá segundo turno com os dois mais bem votados.

No Senado Federal o rito é o mesmo e lá haverá 9 candidatos à presidência. Renan Calheiros (MDB/AL) é o favorito e, se eleito, pode conseguir o quarto mandato à frente do Senado. Do mesmo partido, a única mulher a postular o cargo de presidente é Simone Tebet, representando o Mato Grosso do Sul.

Manu Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *