O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, Patrimônio Natural da Humanidade e maior reserva de cerrado do mundo, ganhará fundo. É o que prevê o PL 3173/15, que cria o Fundo Nacional de Apoio à Região. O objetivo é fomentar o turismo, preservar a cultura, estimular o comércio de produtos locais e capacitar os moradores tanto para o turismo quando para a produção nativa.
A proposta recebeu parecer favorável do relator, o deputado federal Thiago Peixoto (PSD/GO), e foi aprovada pelos parlamentares nesta quarta-feira (8) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. O texto segue agora para o Senado Federal.
A proposta, caso seja aprovada, dará um fôlego à proteção da região, que foi devastada em um incêndio em outubro de 2017, considerado o maior da história. Dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) afirmam que foram destruídos 64 mil hectares, o que corresponde a 26% do total da área do Parque.
O Parque abrange os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, São João D’Aliança e Nova Roma. A região é famosa pelas cachoeiras, trilhas, cânions e piscinas naturais. De acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente, a região possui seis nascentes de bacias hidrográficas e três aquíferos (Guarani, Urucuia e Bambuí). Vale o passeio!
Fonte: Valéria Amaral