Câmara aprova fundo de apoio à Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, Patrimônio Natural da Humanidade e maior reserva de cerrado do mundo, ganhará fundo. É o que prevê o PL 3173/15, que cria o Fundo Nacional de Apoio à Região. O objetivo é fomentar o turismo, preservar a cultura, estimular o comércio de produtos locais e capacitar os moradores tanto para o turismo quando para a produção nativa.

A proposta recebeu parecer favorável do relator, o deputado federal Thiago Peixoto (PSD/GO), e foi aprovada pelos parlamentares nesta quarta-feira (8) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. O texto segue agora para o Senado Federal.

A proposta, caso seja aprovada, dará um fôlego à proteção da região, que foi devastada em um incêndio em outubro de 2017, considerado o maior da história. Dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) afirmam que foram destruídos 64 mil hectares, o que corresponde a 26% do total da área do Parque.

Este local é conhecido como Mirante da Janela, um dos mais lindos cartões postais da Chapada dos Veadeiros. Foto: Curta Mais

O Parque abrange os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, São João D’Aliança e Nova Roma. A região é famosa pelas cachoeiras, trilhas, cânions e piscinas naturais.  De acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente, a região possui seis nascentes de bacias hidrográficas e três aquíferos (Guarani, Urucuia e Bambuí). Vale o passeio!

Fonte: Valéria Amaral

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *