Câmara aprova criação de Secretaria da Micro e Pequena Empresa

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 865/11, que cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, com status de ministério. A Secretaria deve ser vinculada à Presidência da República e ser responsável pela formulação de políticas e diretrizes para o apoio à microempresa, empresa de pequeno porte, artesanato, cooperativismo e associativismo urbanos, e de fortalecimento, expansão e formalização de micro e pequenas empresas, entre outros.

A Secretaria deve absolver parte do papel desempenhado hoje pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. As duas pastas terão, a partir da entrada em vigor da lei, noventa dias para realizar as mudanças necessárias.

Na justificativa do projeto, o governo argumenta que as políticas de apoio ao segmento são realizadas hoje por diversos órgãos, sem coordenação.

“Será uma pasta de extrema importância, uma boa alternativa para o setor”, disse o líder do PSD na Câmara, Guilherme Campos (SP), lembrando que a votação cumpre um acordo firmado no ano passado entre os líderes.

Já Moreira Mendes (PSD-RO) manifestou-se contra a criação de um novo ministério. “A ideia é muito boa, mas a criação de uma nova secretaria não é boa, é inchar a máquina para não produzir nenhum efeito”, disse.

A proposta segue para o Senado.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/lider_guilherme_campos_e_dep_moreira_mendes_criacao_da_secretaria_da_micro_e_pequena_empresa_07_11_2012.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *