Câmara aprova criação da campanha “Novembrinho Azul”; Tereza Nelma foi relatora

Deputada Tereza Nelma (PSD-AL) – Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Por recomendação da deputada Tereza Nelma (PSD-AL), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3930/21, que cria a campanha Novembrinho Azul, para promover a conscientização e ações de proteção da saúde de meninos de até 15 anos de idade. A proposta seguirá para análise do Senado.

“Uma das missões mais nobres do Estado é o dever que ele possui em garantir o direito à saúde, por meio de suas políticas sociais e econômicas. Entre elas, estão as atividades preventivas, que permeiam as campanhas de esclarecimento da sociedade”, disse a relatora Tereza Nelma.

Segundo a proposta, as campanhas de conscientização do Novembrinho Azul deverão incluir a distribuição de material informativo sobre a importância de:

– investigação de quadros de dor testicular e do aumento de volume escrotal;

– vacina contra o HPV;

– diagnóstico e tratamento precoces de condições que sejam fatores de risco para doenças na vida adulta, nos termos de regulamento.

Capacitação dos gestores

Ainda de acordo com o projeto, o governo deverá promover a capacitação dos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a importância dos serviços e procedimentos ligados à prevenção dos fatores de risco para doenças na vida adulta.

“Vale lembrar que as ações preventivas na área da saúde se mostram de suma relevância social, pois além de apresentarem custos menores aos cofres públicos, também permitem que as doenças e outras condições de agravo sejam evitadas ou diagnosticadas precocemente, o que viabiliza maiores sucessos terapêuticos e melhor prognóstico para o paciente”, defendeu a relatora.

Diane Lourenço

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *