Brito ressalta qualidade da Constituição após 25 anos de promulgação

Deputado Sérgio Brito (BA) durante a Constituinte de 88

O deputado Sérgio Brito (BA), um dos mais novos parlamentares a assinar a Constituição de 1988, destacou que a qualidade do texto da Carta Magna, mesmo após 25 anos de sua elaboração. “Ela é perfeita. Trouxe o fortalecimento das instituições brasileiras. Sinto-me muito feliz e muito orgulhoso de pertencer à história desse país”.

Brito ressaltou que o combate à corrupção foi um dos principais avanços do texto aprovado. “Instituições como o Ministério Público Federal ganharam força e poder de fiscalização anticorrupção”, analisou.

Para ele, um dos principais pontos da Constituinte foi a participação popular. Ao todo, foram apresentadas 122 emendas populares. Dessas, 83 foram aproveitadas na íntegra ou em parte pelos parlamentares na elaboração do texto final. As propostas foram assinadas por mais de 12 milhões de brasileiros.

Essa é a oitava Constituição do Brasil. O texto foi promulgado pelo então presidente da Câmara, deputado Ulysses Guimarães, em 5 de outubro de 1988, com 474 votos favoráveis, 15 contra (todos eles de constituintes do PT) e seis abstenções.

“Estou muito satisfeito por ter feito parte dessa data tão importante. Fui um dos deputados mais jovens do país naquela época e tive a condição de instituir, por exemplo, o voto aos 16 anos”, concluiu.

Luís Lourenço

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *