Boeira é um dos deputados mais econômicos do Brasil

Deputado Jorge Boeira (PSD-SC)

Ao concluir a primeira metade do seu terceiro mandato, o deputado federal Jorge Boeira (PSD-SC) registra o oitavo menor gasto com a cota parlamentar entre os deputados federais do país. Os outros sete parlamentares são do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, estados mais próximos de Brasília e que geram uma despesa menor com deslocamento.

Boeira foi também o parlamentar que menos gastou entre os deputados federais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. As despesas de Boeira são 50% inferiores as do deputado do Sul do país que mais gastou. Desde 2010 o deputado catarinense figura na lista dos parlamentares mais econômicos.

A cota para exercício da atividade parlamentar é uma verba destinada pela Câmara para reembolsar os deputados por gastos decorrentes de seu trabalho. Inclui 12 categorias de gastos, entre elas passagens aéreas, manutenção de escritório parlamentar e telefonia. Cada deputado pode gastar um valor máximo mensal, que varia de acordo com a distância entre seu estado e Brasília. Os que moram Santa Catarina dispõem de cerca de R$30 mil ao mês. A média mensal de Boeira, no entanto, é de R$15 mil.

Os dados se referem às despesas de parlamentares que atuaram durante os 24 meses desta legislatura. As informações estão disponíveis no item TRANSPARÊNCIA do site da Câmara Federal.

Jane Santin
Assessora de Comunicação Deputado Federal Jorge Boeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *