Blog CB.Poder: Bancada do DF racha na aprovação de emenda que cria punição a juízes e promotores no combate à corrupção

ANA MARIA CAMPOS

Em plena madrugada, quando o país ainda estava estarrecido pelo acidente aéreo com a equipe do Chapecoense, a Câmara dos Deputados aprovou projeto considerado um tiro de morte no combate à corrupção.

Os deputados incluíram no pacote de combate à corrupção uma emenda que prevê punição a juízes e promotores. Eles passarão a responder por crime de responsabilidade em casos em que se discutir excessos em investigações e processos.

A emenda de autoria do PDT foi aprovada às 2 horas da madrugada, por 313 votos a 132. A bancada do DF ficou dividida. Quatro deputados votaram a favor e quatro ficaram contra.

Nas redes sociais, a reação de quem trabalha no combate à corrupção foi grande.

O procurador Julio Marcelo, do Ministério Público de Contas da União, postou no Twitter: Transformar projeto de combate à corrupção em projeto pró-corrupção e em perseguição a juízes e promotores é violência contra a sociedade. Júlio Marcelo foi o responsável por denunciar no Tribunal de Contas da União (TCU) as pedaladas fiscais que levaram ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Presidente da comissão do impeachment na Câmara, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF) votou contra a emenda na madrugada. Acredito que crimes de responsabilidade e de abuso de autoridade devem ser debatidos com maior amplitude e no âmbito constitucional através de PEC. Confio nas instituições, argumenta.

Veja como votaram os 8 deputados do DF:

ALBERTO FRAGA (DEM) SIM

AUGUSTO CARVALHO (SD) NÃO

ÉRIKA KOKAY (PT) SIM

IZALCI LUCAS (PSDB) NÃO

LAERTE BESSA (PR) SIM

ROGÉRIO ROSSO (PSD) NÃO

RONALDO FONSECA (PROS) NÃO

RONEY NEMER (PP) SIM

O texto agora segue para o Senado.

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *