Bancada pede mais investimentos para pequenos municípios

Deputado Rogério Rosso (DF) - Foto: Heleno Rezende

O deputado Rogério Rosso (DF), líder do PSD, afirmou que investimentos em infraestrutura são essenciais para a qualidade de vida e para a criação das condições físicas e logísticas para o desenvolvimento econômico, sustentável e social. O parlamentar participou de audiência pública, nesta terça-feira (31), na Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) com a presença do ministro Gilberto Kassab (Cidades).

“Falar de infraestrutura em um país continental é um desafio permanente. Louvo essa audiência porque demonstra a forma com que o PSD e, em especial, nosso líder Kassab, trabalha. Ele compartilha com prefeitos, governadores e sociedade não apenas informações, mas decisões. Esse também é o estilo de trabalho do partido”, acrescentou Rosso.

Kassab esteve na comissão para falar sobre os programas de sua pasta. O principal pedido dos parlamentares foi por medidas que beneficiem municípios com menos de 50 mil habitantes.

“As cidades menores se tornam populosas muito rápido e em pouco tempo enfrentam grandes problemas de infraestrutura, saneamento e planejamento urbano. Precisamos que o ministério crie um programa que atenda essas demandas”, comentou o deputado Alexandre Serfiotis (RJ). O deputado Fábio Mitidieri (SE) compartilhou da opinião.

A criação de projetos regionalizados foi defendida pelo deputado Joaquim Passarinho (PA), vice-líder da legenda. “O Minha Casa Minha Vida, por exemplo, mexe com o panorama da Amazônia. Com a implementação de projetos únicos, principalmente na nossa região, florestas são devastadas e ficamos com os problemas. Se tivéssemos um projeto regionalizado, enfrentaríamos menos desafios”, sugeriu Passarinho.

O deputado Heuler Cruvinel (GO) questionou o impacto que o ajuste fiscal proposto pelo governo federal pode trazer ao programa habitacional em 2015. Já o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ) indagou se o ministério sofrerá contingenciamento em suas ações e destacou a necessidade do fortalecimento da concorrência entre bancos públicos.

Em resposta, Kassab afirmou que o Minha Casa Minha Vida permanece como prioridade do governo federal e não corre riscos. Segundo ele, a terceira etapa do programa, aperfeiçoada para atender aos pequenos municípios, deve ser lançada nos próximos dias, com a contratação de três milhões de moradias.

Os deputados José Nunes (BA), Ricardo Izar (SP), Júlio César (PI), Goulart (SP) e Jefferson Campos (SP) também se pronunciaram na audiência.

Jaque Bassetto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *