Quem é quem - Executiva Nacional

André de Paula

Nascimento: 22/07
Base política: Recife (PE)
Gabinete: 754 – Anexo IV
Telefones: (61) 3215-5754
Áreas de atuação: meio ambiente e educação.

André de Paula foi reeleito em 2018 e exerce o sexto mandato de deputado federal. Natural do Recife (PE), o parlamentar é advogado de formação. Já foi secretário das Cidades do governo do estado de Pernambuco. É o atual presidente estadual do PSD. Na Câmara, já atuou como presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e foi líder da bancada do PSD na Câmara em 2019.

     


Antonio Brito

Nascimento: 17/01
Base política:
Salvador e região, Bahia.
Gabinete: 479 – Anexo III
Telefone: (61) 3215-5479
Áreas de atuação: saúde, assistência social e entidades filantrópicas.

Natural de Salvador (BA), Antonio Brito está no terceiro mandato consecutivo de deputado federal e pelo segundo ano é o líder da bancada do PSD na Câmara.

Com forte atuação em defesa da saúde e das entidades filantrópicas, Brito criou a Frente Parlamentar Pela Luta Contra a Tuberculose e trabalhou na reativação da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, onde ocupa hoje a presidência.

Foi três vezes presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, a segunda maior comissão da Casa Legislativa, onde bateu recordes de análise e aprovação de projetos.

     


Átila Lins

 

Nascimento: 22/11
Base política: Manaus, Amazonas.
Gabinete:
730, Anexo 4
Telefones: (61) 3215-5730
Áreas de atuação: defesa dos municípios, trabalho e emprego.

O deputado Federal Átila Lins é natural da cidade de Fonte Boa, no interior do Amazonas. Filho de Berlarmino Gomes e Naide Lins de Albuquerque, o atual parlamentar iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1978.

Átila Lins é formado em direito e economia, possui base política em Manaus e está em seu 8º mandato como deputado federal, tendo obtido eleições sucessivas desde 1990.

     


Capitão Fábio Abreu

Nascimento: 31/12
Base política: Piauí
Gabinete: 202 – Anexo IV
Telefone: (61) 3215-5202
Áreas de atuação: segurança pública e agricultura familiar.

Capitão Fábio Abreu é policial militar licenciado e exerce o segundo mandato de deputado federal pelo Piauí. Já foi secretário de Segurança do estado e na Câmara já foi vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

     


Célio Studart



Nascimento: 19/06
Base política: Fortaleza, Ceará
Gabinete: 519 – Anexo IV
Telefone: (61) 3215-5519
Áreas de Atuação: defesa dos animais, pessoas com deficiência, meio ambiente e enfermagem.

Célio Studart é advogado de formação e está no primeiro mandato de deputado federal. É amplamente conhecido pela luta que trava em defesa dos animais. O parlamentar criou o Movimento São Francisco de defesa animal, que entre outras ações, apoia casas de abrigos a animais em sofrimento. Além dessa pauta, Célio é defensor dos enfermeiros e a favor do projeto que reajusta o salário da categoria.

O parlamentar é um dos fundadores do Instituto Politizar, uma organização não governamental de educação política, sediada em Fortaleza, que reúne estudantes, médicos, advogados e cientistas com objetivo de educar e conscientizar a sociedade acerca da realidade política brasileira.

     


Cezinha de Madureira

Nascimento: 12/12
Base política: São Paulo, capital
Gabinete: 533 – Anexo IV
Telefones: (61) 3215 – 5533
Áreas de atuação: defesa do consumidor, defesa do trabalhador, economia e infraestrutura

Antonio Cezar Correia Freire, conhecido como Cezinha de Madureira, é jornalista e radialista. Nascido em Ipiaú, na Bahia, Cezinha foi eleito deputado estadual em 2014 por São Paulo e em 2018, eleito deputado federal também pelo estado. Chegou na capital paulista em 1991 e o trabalho missionário na Igreja Evangélica de Madureira permitiu que ele conhecesse a realidade de todo o estado.

Na Assembleia Legislativa o trabalho rendeu bons frutos. Cezinha destaca a Lei 16.269/2016, a chamada Lei do Chip, que garante segurança aos usuários da telefonia celular pré-paga, através do rigor no cadastramento de dados do usuário e a Lei 16.657/2018, a chamada Lei do CROSS, que integra os sistemas de busca por vagas nos hospitais públicos das redes municipal e estadual.

Redes Sociais:

       


Charles Fernandes

Nascimento: 15/03
Base política: sudoeste baiano
Gabinete: 587 – Anexo IV
Telefones: (61) 3215 – 5587
Áreas de atuação: defesa dos municípios, desenvolvimento sustentável e agricultura.

Charles Fernandes Silveira Santana é técnico agrícola, técnico em contabilidade e bacharel em Turismo. Foi vereador do município de Guanambi (BA), secretário de Infraestrutura e depois secretário de Educação e prefeito da cidade. Como gestor de Guanambi foi o fundador e primeiro presidente do Consócio do Alto Sertão, que engloba 22 municípios onde viabilizou importantes conquistas na área de infraestrutura e desenvolvimento rural.

Foi o primeiro prefeito a aderir ao Consócio Regional de Saúde, projeto do então governador do estado da Bahia, Rui Costa, que viabilizou a implantação da Policlínica Regional de Saúde, que atende 32 municípios com especialidades médicas.

       


Danrlei de Deus

Nascimento: 18/04
Base política: Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Gabinete:
 566 – Anexo III
Telefones: (61) 3215-5566
Áreas de atuação: esporte e turismo.

Ex-jogador do Grêmio, Atlético-MG e da seleção brasileira, o deputado federal Danrlei de Deus Hinterholtz está no segundo mandato parlamentar. É titular na Comissão do Esporte e autor de projetos para melhorias do setor, como o que propõe identificação biométrica em estádios de futebol e o que propõe curso preparatório para técnicos de futebol.
Em 2018, Danrlei venceu a eleição para deputado federal pela terceira vez com 102.662 votos. Durante o mandato, pediu licença para assumir a Secretaria de Esportes do estado.

Redes Sociais:

       


Darci de Matos

Nascimento: 08/11/1961
Base política: Joinville, Santa Catarina
Gabinete:
709 – Anexo: IV
Telefones: (61) 3215-5709
Áreas de atuação: saúde, educação, serviço social, defesa dos municípios.

Em Florianópolis coordenou a Secretaria da Juventude da Casa Civil do  governo estadual e exerceu o cargo de Delegado do Ministério do Trabalho em Santa Catarina. Foi vereador por dois mandatos e presidente da Câmara por dois mandatos.

Neste período aboliu o recesso parlamentar de julho e o pagamento pelas  sessões extraordinárias no final do ano; criou a TV Câmara, o jornal Câmara & Cidadania e a revista Joinville Ontem & Hoje; abriu vagas para estagiários  com deficiência física e implantou o programa Vereador Mirim; colocou em  funcionamento a Ouvidoria da Câmara, implantou o controle de qualidade ISO 9001 nos serviços internos do Legislativo e construiu o novo prédio da Câmara de Vereadores. Em 2006 foi eleito deputado estadual, reeleito nas eleições de 2010 e 2014.

Darci de Matos é autor de várias leis, entre elas a que amplia os valores das bolsas de estudo dos alunos do sistema Acafe; a que concede isenção de ICMS aos ostomizados na compra de automóvel; a que determina fornecimento de merenda escolar diferenciada aos estudantes com doença celíaca, diabetes, intolerância à lactose e hipoglicemia nas escolas públicas.

Entre outros projetos, Darci é autor da medida que assegurou aos portadores de deficiência visual o direito de receberem as faturas de pagamentos dos serviços públicos de telefone, energia elétrica, e água confeccionados em sistema Braille. Ele está no primeiro mandato de deputado federal.

     


Diego Andrade

Nascimento: 8/08
Base política: Belo Horizonte, Minas Gerais.
Gabinete:
 307 – Anexo IV
Telefones: (61) 3215-5307
Áreas de atuação: viação, transporte, saúde e agricultura.

Diego Andrade (PSD-MG) é natural de Belo Horizonte (MG). O parlamentar é formado em Administração de Empresas e entre os cargos que exerceu destaca-se o de diretor de Associação Mineira de Gás Natural e diretor da Companhia de Saneamento de Minas Gerais.

Diego Andrade foi vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara e presidiu a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cafeicultura. É presidente do PSD de Minas Gerais e foi líder da bancada do PSD em 2020. O parlamentar foi eleito em 2019 para o terceiro mandato de deputado federal.

       


Domingos Neto

 

Deputado federal Domingos Neto; (Foto: Cláudio Araújo)

Nascimento: 29/04
Base política: região de Inhamuns e Fortaleza, Ceará.
Gabinete: 546 – Anexo IV
Telefones: (61) 3215-5444
Áreas de atuação: recursos hídricos, educação, desenvolvimento urbano e juventude.

Domingos Neto é bacharel em Direito e mestrando em Administração Pública. Nasceu em Fortaleza e está no terceiro mandato de deputado federal. O parlamentar já presidiu duas comissões: Desenvolvimento Urbano e Integração Nacional e já foi relator do Orçamento.

Domingos Neto cresceu em Tauá, no Sertão dos Inhamuns, e se dedica a criar projetos que garantem água e desenvolvimento regional para municípios que sofrem com a seca. Também atua em defesa da saúde, empreendedorismo e internet para todos. Foi líder do  PSD na Câmara em 2018.

     


Edilázio Júnior


Nascimento: 4 / 5
Base política: São Luiz, Maranhão.
Gabinete: 862 – Anexo IV
Telefones: (61) 3215 – 5862
Áreas de atuação: minas e energia, meio ambiente, finanças e tributação.

Edilázio Gomes da Silva Júnior nasceu em São Luís. Ingressou na Universidade Federal do Maranhão, no curso de Filosofia. Graduou-se em Direito, pelo UNICEUMA, é pós-graduado em Processo do Trabalho pela mencionada instituição de ensino e tem MBA em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas.

Advogado, trabalhou no Tribunal de Justiça do Maranhão e no Tribunal Regional do Trabalho. Movido pelos ideais políticos, concorreu em 2010 ao seu primeiro cargo público, sendo eleito deputado estadual em 2011 reeleito em 2014. Em 2018 filiou-se ao PSD, elegendo-se deputado federal para o período de 2019 a 2023.

Na Câmara dos Deputados, é membro titular das Comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC e membro suplente da Comissão de Finanças e Tributação – CFT. Integra como membro titular as Comissões Especiais do Código Brasileiro de Energia Elétrica e do Novo Código de Mineração.

Redes Sociais:

     


Eduardo Costa

Nascimento: 16/02
Base política: Belém, Pará
Gabinete: 286 – Anexo III
Telefone: (61) 3215-5286
Áreas de atuação: Saúde, defesa da Amazônia, esporte.

Médico, especialista em Ortopedia e Traumatologia, Eduardo Costa é Pós-graduado em Administração Hospitalar e tem especialização em Perícia Médica. Deputado estadual no Pará por quatro mandatos, o parlamentar está no primeiro de deputado federal.

Na Câmara é titular das Comissões de Seguridade Social e Família, de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, da Comissão do Esporte e da Comissão de Viação e Transportes – CVT.

     


Expedito Netto

Nascimento: 5/10
Base política: Rolim de Moura e Porto Velho, Rondônia.
Gabinete: 943 – Anexo IV
Telefones: (61) 3215-5943
Áreas de atuação: agricultura, minas e energia, mundo digital.

Nascido em Porto Velho, Expedito Neto é advogado e filho do ex-senador Expedito Júnior. Em 2014, foi eleito para o primeiro mandato de deputado federal e reeleito para o cargo em 2018. Na Câmara, apresentou projetos de lei (PL’s) que tratam de temas ligados ao setor de minas e energia.

O parlamentar já foi titular da Comissão de Minas e Energia, da comissão especial que discute a unificação das policias civil e militar e da que trata das alterações do Código de Trânsito Nacional; da comissão externa que acompanha a execução de obras com recursos do Governo Federal; e relator da comissão especial destinada a regulamentar as moedas virtuais (incluindo as criptomoedas).

     


Fábio Mitidieri

 

Nascimento: 24/02
Base política: Aracajú, Sergipe
Gabinete: 286 – Anexo III
Telefones: (61) 3215-5286
Áreas de atuação: trabalho, esporte e saúde.

Fábio Mitidieri iniciou sua vida pública como vereador em Aracajú na legislatura de 2008-2012. Foi secretário de Esporte do município de Aracajú e mais tarde assumiu como secretário estadual do Trabalho. Em 2014 foi eleito deputado federal com 83.401 votos. Em 2018 foi reeleito com 102.899 votos, tornando-se o mais bem votado deputado federal em seu estado.

Na Câmara dos Deputados atua nas áreas de trabalho, esporte e saúde. Defende nova distribuição dos recursos das loterias ao esporte de base e também para atletas de alto rendimento, bem como investimento para modalidades que reúnem esportistas deficientes.

    


Fábio Reis

Nascimento: 15/04
Base política: Sergipe
Gabinete: 410 – Anexo IV
Telefone: (61) 3215-5410
Áreas de atuação: agricultura, turismo, em defesa dos trabalhadores da saúde.

Fábio Reis é deputado federal desde 2013. O primeiro cargo político foi como secretário adjunto da Agricultura de Sergipe. Na Câmara, atua nas Comissões do Esporte; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Turismo. É autor de 20 projetos de lei, sendo um deles, o que aprimora a segurança pública aumentando a pena para quem facilitar a entrada de celular em penitenciárias, já aprovado na Câmara dos Deputados.

“Sou neto de Artur Reis, renomado político do estado de Sergipe e fundador do grupo Saramandaia, filho do ex-deputado federal e ex-prefeito de Lagarto, Jerônimo Reis, sobrinho da deputada estadual Goretti Reis e irmão do ex-deputado federal Sérgio Reis. Sou pai de Juliana, Letícia e Maria Reis”, informou o parlamentar.

     


Fábio Trad

Nascimento: 18/08
Base política: Mato Grosso do Sul.
Gabinete: 856 – Anexo III
Telefones: (61) 3215-5856
Áreas de atuação: direito do consumidor, da mulher e combate a corrupção.

Nascido em Campo Grande, Trad é mestre em Direito Penal e Economia e professor universitário e foi presidente da OAB-MS no triênio 2007-2009. Durante a legislatura 2011-2015 presidiu a comissão especial que elaborou o novo Código de Processo Civil, o segundo maior conjunto de leis do Brasil (depois da Constituição Federal).

Em 2018 foi considerado o melhor parlamentar do Brasil, segundo o Ranking de Políticos (www.politicos.org.br); integrando também a lista DIAP dos “100 Cabeças do Congresso Nacional” e sendo prestigiado, pela segunda vez, com o “Prêmio Congresso em Foco”, que celebra os parlamentares mais destacados do ano.

   


Francisco Jr.

Nascimento: 15/03
Base política: Goiânia, Goiás.
Gabinete: 643 – Anexo IV
Telefones: (61) 3215-5643
Áreas de atuação: agricultura, cooperativismo, desenvolvimento urbano e educação.

Francisco Rodrigues Vale Júnior nasceu em Goiânia, é casado e pai de três filhos. Formou-se em Direito em 1996 pela antiga Universidade Católica de Goiás, hoje PUC-Goiás, onde também é Pós-Graduado em Relações Internacionais Mercosul, e também é Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial.

Atuou como professor durante 14 anos, ensinando geometria descritiva, ensino religioso, filosofia e sociologia no Colégio Santo Agostinho e na Universidade Católica de Goiás.

Foi secretário de Planejamento da prefeitura de Goiânia de 2005 a 2008. Com votação expressiva, em 2008 foi eleito vereador na capital e escolhido, por unanimidade, como presidente da Câmara Municipal de Goiânia para gestão 2009/2010

Foi eleito deputado estadual em 2010 pela primeira vez, e assumiu a presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Está no primeiro mandato de deputado federal e é presidente da Frente Parlamentar Católica.

     



  • Página 1 de 3
  • 1
  • 2
  • 3
  • >