Câmara aprova voto aberto em segundo turno

Deputado Eduardo Sciarra (PR) - Foto: Cláudio Araújo

A Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, nesta terça-feira (3), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 349/01 que extingue o voto secreto em todas as votações do Congresso Nacional. A medida foi apoiada pelo líder do PSD, deputado Eduardo Sciarra (PR), considerou a aprovação uma resposta aos anseios da sociedade.

“Tiramos aqui da Câmara esse fantasma do voto fechado. É preciso estar em sintonia com o que a população deseja, que é a transparência para todos os atos. É fundamental para recuperarmos a credibilidade desta Casa”, afirmou.

O parlamentar lembrou que a medida vai impedir que situações como a absolvição de Natan Donadon (sem partido-RO) ocorram novamente. “A não cassação só aconteceu, de fato, porque o voto é fechado. Diversos deputados se esconderam atrás desta situação”, ponderou.

O deputado Sérgio Zveiter (RJ), vice-líder da legenda e relator do parecer que sugeriu a cassação de Donadon, reforçou a opinião do líder. Para ele, que coordenou campanha para aprovação da PEC durante o dia, a transparência é um direito do cidadão. “Todo eleitor deve saber o posicionamento de seus representantes em todas as matérias”.

Zveiter espera que o voto aberto qualifique as decisões da Casa e demonstre para cada parlamentar a responsabilidade de suas atitudes. “Vamos firmar trincheiras para desmascarar aqueles que diante das câmeras falam que votaram por uma causa e, por trás, fazem exatamente o oposto”, analisou.

Ao todo, 452 parlamentares votaram a favor da PEC, de autoria do ex-deputado Luiz Antônio Fleury Filho (PTB-SP). O texto segue para o Senado Federal.

Luís Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *