Audiência discute projeto que transforma o rio Samburá em monumento natural

O deputado Geraldo Thadeu (PSD-MG) é um dos autores do Projeto de Lei 6905, que tramita na Câmara desde 2010, que cria o monumento natural do rio Samburá e que, após aprovado, passa a compor o mosaico de unidades de conservação da Serra da Canastra, em Minas Gerais.

Para discutir a proposta e oferecer mais subsídios ao relator designado, um grupo de deputados da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável participou de uma audiência pública na tarde desta terça-feira (30).

Participaram, como expositores, o presidente do Instituto Chico Mendes, Roberto Ricardo Vizentin; o secretário de biodiversidade e florestas do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Brando Cavalcanti; o prefeito do município de Medeiros (MG), Weber Cruvinel; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, Anivaldo Pinto e o agrônomo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf), Miguel Farinasso.

“Estamos propondo transformar o Samburá em um monumento natural, permitindo que ele seja incluído como área de preservação pelo Ministério do Meio Ambiente. Que ele possa receber recursos, projetos e ser permanentemente protegido. Este foi o objetivo dessa audiência pública”, disse o parlamentar mineiro.

Estudo feito por técnicos da Companhia de Desenvolvimento do Rio São Francisco (Codevasf), o rio Samburá ficou reconhecido como parte integrante da bacia hidrográfica do São Francisco configurando-se, portanto, como um rio principal e não um afluente como descreviam informações históricas.

A criação da área de preservação ambiental que contemple as nascentes do rio Samburá é de extrema relevância para a integração nacional.

“Por ser o caminho de ligação do Sudeste e do Centro-Oeste com o Nordeste é um rio de suma importância econômica, social e cultural para os estados que atravessa. A criação do Monumento Natural do Rio Samburá vai proteger a nascente geográfica do São Francisco, um dos mais importantes rios brasileiros”, justificou o Geraldo Thadeu.

A definição dos limites propostos para o Monumento Natural do Rio Samburá usou como critério os divisores de água da sub-bacia e o relevo, totalizando em 9.356,87 ha. A área encontra-se quase inteiramente no município de Medeiros com pequena extensão em Ibiá, ambos no Estado de Minas Gerais.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *