Átila Lins vai presidir Grupo de Parlamentares Latino-Americanos e do Caribe

A partir de junho de 2023, o deputado Átila Lins (PSD-AM) vai assumir a presidência interina do Grupo de Parlamentares Latino-Americanos e do Caribe (Grulac), vinculado à União Interparlamentar (UIP), que é ligada às Nações Unidas.

O parlamentar foi escolhido para a função nesta semana, durante missão oficial da qual participou, representando a Câmara dos Deputados, na cidade de Manama, capital do Bahrein.

Ele foi o chefe da delegação brasileira na 146ª Assembleia da UIP, que se encerrou na quarta-feira (15). Neste ano, o tema foi “Promover a coexistência pacífica e sociedades inclusivas: combater a intolerância”.

Anualmente, deputados e senadores do mundo todo reúnem-se para debater políticas públicas, aprovar resoluções e discutir avanços legislativo em reuniões da UIP. Além de ter sido escolhido presidente do Grulac, Átila Lins foi reeleito por mais dois anos ao cargo que ocupa na Comissão Permanente para Assuntos das Nações Unidas.

Frentes de atuação

A UIP tem várias frentes de atuação. Na assembleia desta semana, o atual presidente do Grulac, senador paraguaio Blas Llano, conduziu uma reunião da qual participou o presidente da UIP, Duarte Pacheco, deputado português, além de parlamentares da Espanha e do México.

O grupo apreciou um projeto de resolução da Primeira Comissão Permanente sobre ataques e crimes cibernéticos e uma proposta de Observatório Eleitoral e de Democracia.

Durante a 146ª Assembleia da UIP, Átila Lins também esteve em reuniões bilaterais com a Itália, em que abordaram a situação política brasileira; e com a Angola, cujo representante reforçou o convite ao Brasil para a próxima edição do encontro, em Luanda, capital do país, em outubro deste ano.

Carlos Augusto Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *