Átila Lins é o representante do Brasil no encontro de Parlamentos realizado na Suíça

Deputado Átila Lins (PSD-AM). Foto: Divulgação

O deputado Átila Lins (PSD-AM) está Genebra, na Suíça, para representar o Brasil na 148ª Assembleia da União Interparlamentar (UIP), instituição que reúne deputados e senadores do mundo todo para discutir propostas sobre questões internacionais de grande relevância.

A União Interparlamentar é uma organização internacional que promove integração e cooperação do legislativo mundial. “Os Parlamentos buscam cada vez mais influenciar na governança global”, explicou o deputado.

O encontro teve início em 24 de março e já votou três medidas sobre o conflito na Faixa de Gaza e sobre as eleições da Venezuela. “O Brasil votou a favor de uma medida apresentada pela África do Sul para o aumento da conscientização sobre atos da Corte Internacional de Justiça (CIJ) relacionados a Israel e aos palestinos”, afirma Lins.

O texto aprovado sugere a suspensão das operações militares em Gaza em função de atos de Israel que, de acordo com o país africano, violam a Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio de 1948.

Ainda em relação ao conflito do Oriente Médio, Dinamarca e França também fizeram uma proposta de chamada urgente de ação para interromper o conflito armado.

A terceira medida aprovada é da delegação argentina e defende eleições livres e transparentes para uma transição pacífica e democrática na Venezuela.

UIP

A 148ª Assembleia da UIP vai até 27 de março e ainda deve votar temas sobre paz, segurança, democracia, direitos humanos e desenvolvimento sustentável. Neste ano, o tema do encontro é: “Diplomacia Parlamentar: Construindo Pontes para a Paz e a Compreensão”.

Carlos Augusto Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *