Átila Lins defende importância do consenso na reforma política

Deputado Átila Lins (AM) - Foto: Heleno Rezende

Deputado Átila Lins (AM) – Foto: Heleno Rezende

As comissões especiais que discutem a reforma política realizaram, nesta quinta-feira (16), mais uma rodada de debates com os presidentes de partidos políticos para falar do sistema eleitoral e do financiamento de campanha. O deputado Átila Lins (AM) destacou que a exposição contribuiu para a construção de um texto com o mínimo de consenso.

“É muito salutar a experiência que eles têm trazido. Na semana passada o presidente interino do nosso partido, Guilherme Campos, esteve no colegiado e apresentou como o PSD enxerga esses assuntos. Hoje, outros presidentes estão aqui. É claro que existem divergências e convergências e, por isso, o debate é essencial para permitir ao relator elaborar um texto o mais consensual possível.”

O parlamentar afirmou ser favorável ao voto majoritário. Segundo ele, a implementação desta regra automaticamente extingue as coligações partidárias. “Vai ganhar o parlamentar que tiver mais votos, dentro das vagas existentes. Por exemplo, no Amazonas somos oito deputados federais. Com o voto majoritário, os oito mais votados vão ocupar as vagas, independente do partido que representem. A medida acabará com o coeficiente eleitoral e com a legenda partidária.”

Lins defendeu também o financiamento misto (público e privado) de campanha. Em sua opinião, as verbas públicas devem ser oferecidas aos partidos para o custeio do programa eleitoral e do material gráfico de seus candidatos. “O privado, por sua vez, seria para atender outras demandas dos candidatos, mas estipulando um limite. Esse teto permitirá uma competição equilibrada e dará armas poderosas para a Justiça Eleitoral aprofundar a fiscalização, eliminando o caixa dois.”

Jaque Bassetto

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *