Os deputados Júlio Cesar (PI) e Átila Lins (AM) participaram de debate com representantes dos países da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), composta pela Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein para avaliar possíveis acordos comerciais do bloco com o Mercosul. O debate aconteceu nesta quarta-feira (15) e foi promovido pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN).
Júlio, que é presidente da CDEIC, considerou o encontro positivo, mas ressaltou que a competência para decidir a favor do acordo é do governo federal. “Temos que levar o interesse deles à avaliação do Executivo para ver até que ponto é importante aumentar a participação dos países do Mercosul em transações comerciais com a associação europeia.”
Átila Lins, que também é secretário de Relações Institucionais da Câmara, disse acreditar que, por meio da secretaria e das frentes parlamentares, é possível estreitar o diálogo junto ao Planalto para contribuir com a decisão. “Esses países não integram a União Europeia e, por isso, pedem apoio do Parlamento brasileiro para firmar um acordo com o Mercosul. Como secretário vou ajudar no que puder para incrementar essa relação.”
Entre os investimentos destacados pelos integrantes da EFTA estão o fundo de pensão da produção de petróleo e para a conservação da floresta amazônica.
Carola Ribeiro