Arrecadação com Copa do Mundo poderá ajudar atletas em má situação

O deputado federal Onofre Santo Agostini (PSD-SC) propôs à Câmara dos Deputados que 0,5% do valor arrecadado com a venda de ingressos das partidas da Copa das Confederações FIFA 2013 e da Copa do Mundo de 2014 seja destinado à Fundação Garantia do Atleta Profissional (Fugap).

O parlamentar afirma que sua intenção é ajudar ex-atletas que passam por dificuldades, principalmente, quando chegam à terceira idade. Na justificativa do Projeto de Lei 4075/12, Onofre dá exemplos de jogadores de futebol que conquistaram as Copas do Mundo de 1958 e 1962 que morreram sem assistência.

Segundo o deputado catarinense, na época jogadores de futebol não ganhavam tanto dinheiro como hoje.

“Naquela época, jogar por amor à camisa não era exagero. A remuneração não era como hoje que os jogadores ganham verdadeiras fortunas. Dos 30 campeões convocados para disputar as copas do mundo de 58 e de 62, 12 morreram à míngua. Vários outros campeões passam por sérios problemas de saúde e poderiam ter tratamento facilitado caso a presente iniciativa prosperasse”, pondera e lamenta: “É muito triste presenciar os nossos heróis nacionais que colocaram o Brasil no topo do mundo do futebol e que foram esquecidos”.

A matéria aguarda despacho do Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, para iniciar sua tramitação nas comissões da Casa.

Assessoria do dep. Onofre Santo Agostini

Assista o vídeo:

[youtube_video id=”LymNsSxZiyQ”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *