Arolde pressiona ministros sobre revista a avião da FAB na Bolívia

Deputado Arolde de Oliveira (RJ) - Foto: Cláudio Araújo

O deputado Arolde de Oliveira (RJ) apresentou nessa quarta-feira (17), dois requerimentos de informações (RIC 3446/13 e RIC 3447/13) aos Ministros das Relações Exteriores e da Aeronáutica sobre a revista não autorizada ocorrida nos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) em solo boliviano quando o Ministro Celso Amorim estava em missão oficial no país em 2011. O episódio veio à tona após, no domingo (14), uma reportagem do jornal “Diário do Poder” apontar que, em 2012, o avião que levava o Ministro das Relações Exteriores fora revistado pelo governo de Evo Morales em Santa Cruz de la Sierra. O requerimentos foram apresentados em conjunto com o deputado Jair Bolsonaro (PP/RJ).

Em resposta, o Ministério da Defesa emitiu uma nota na última terça (16), negando o ocorrido denunciado na reportagem. Admitiu, porém, que houve uma revista não autorizada em avião da FAB, em uma missão oficial de Amorim em 2011 em La Paz. Na ocasião, segundo a nota, assessoria do ministério não soube informar o motivo da ação do governo Morales, mas, de acordo com o jornal Valor Econômico, o revista foi motivada pela suspeita de que o senador boliviano Roger Pinto Molina, opositor do presidente Evo Morales, estaria a bordo.

Arolde de Oliveira relembrou a postura de indignação com a qual o Governo reagiu ao bloqueio feito a Morales por países europeus no início do mês, e cobrou uma reação. “Estranhamente quase que num acesso de histeria, o governo se manifesta contra a mudança de rota de um avião com o presidente da Bolívia, na Europa. Então, são dois pesos e duas medidas”, condenou.

Para os parlamentares, esta pode não ter sido a única vez que isso aconteceu e cobrou medidas cabíveis para defender a soberania nacional. O requerimento foi encaminhado à Mesa Diretora. Os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores terão até trinta dias para responder às questões.

Da Assessoria

Matérias relacionadas

[youtube_video id=”9KhW-mtElU0″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *