Arolde de Oliveira destaca preocupação com futuro do Mercosul

Deputado Arolde de Oliveira (RJ) - Foto: Heleno Rezende

O deputado Arolde de Oliveira (RJ) demonstrou preocupação com o futuro do Mercosul que, segundo ele, “naufraga a olhos vistos”. Em discurso no plenário nessa terça-feira (28), o parlamentar destacou o início das operações da Aliança do Pacífico, nova área de livre comércio entre México, Colômbia, Chile e Peru, no próximo dia 30 de junho.

“A Aliança do Pacífico começa com um PIB de 556 bilhões de dólares, enquanto o Mercosul conta com apenas 335 bilhões de dólares. Além disso, essa nova associação terá impacto direto sobre nosso país com a perda de clientes e investimento, porque além do custo Brasil, os preços dos produtos aqui e nos países do Mercosul serão mais elevados em cerca de 20% a 25%. Precisamos atentar para modificações na política do nosso mercado comum”, alertou.

Arolde explicou que, inicialmente, a Aliança do Pacífico reduzirá a zero as tarifas para 90% dos produtos produzidos nos quatro países, além de incluir em seu rol de clientes todos aqueles que individualmente já mantêm negócios com cada um desses países, o que eleva esse universo a mais de 90 países.

Carola Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *