Aprovada audiência pública para discutir entrada de médicos estrangeiros no país

Deputado Eleuses Paiva (SP) - Foto: Cláudio Araújo

O deputado Eleuses Paiva (SP), vice-líder do PSD, garantiu nessa quarta-feira (3), aprovação do Requerimento 393/13, de sua autoria, que solicita a realização de audiência pública para discutir a contratação de médicos cubanos e de outras nacionalidades sem a realização do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). O debate será realizado pela Comissão de Seguridade Social e Família.

“Causou perplexidade a todos nós, parlamentares, médicos e cidadãos, a atitude da presidente Dilma em relação à saúde brasileira. É extremamente simplista acreditar que todo caos do setor advém da falta de médicos. Nós temos médicos, porém mal distribuídos pelo país”, afirmou Eleuses.

A intenção do deputado é avaliar as consequências que a vinda desses médicos pode trazer. “Somos contrários à importação de profissionais desqualificados para atuar em nosso país. As experiências da Venezuela e da Bolívia mostram que a medida levará a uma divisão no atendimento: um para os ricos e outro para os pobres”.

Segundo Eleuses, a solução do problema passa por dois pontos. “Temos um déficit de investimentos e precisamos de financiamento público adequado. Além disso, é necessário melhorar a gestão do setor”. Ele ainda parabenizou a organização das manifestações contra a importação dos médicos. “Eles saíram às ruas para pedir melhorias”.

Verônica Gomes

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *