A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) fez um alerta sobre o alto índice de mortalidade por asma no mundo em encontro com deputados e senadores, nesta quarta-feira (8), na Câmara. A causa apontada é a falta de tratamento, segundo a entidade. O encontro, promovido pelo deputado Eleuses Paiva (SP), trouxe informações aos parlamentares para a elaboração de propostas voltadas à saúde pública, especialmente, aos portadores de asma.
“Esse elo dos pneumologistas com o Congresso Nacional será um grande avanço para a população que sofre com a doença. A SBPT veio se colocar à disposição da Câmara e do Senado, além de colaborar com o governo federal, no que tange principalmente ao Ministério da Saúde, em programas e projetos da área de pneumologia”, destacou Eleuses.
O presidente da entidade, Jairo Araújo, especificou os pontos prioritários: atenção à asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e a correção da tabela de procedimentos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). “É uma situação dramática que os médicos enfrentam para atender seus pacientes, porque a nossa tabela está construída de modo errado. Existem procedimentos obrigatórios que não constam nela. Portanto, é essencial que os pneumologistas participem da gestão, da correção da tabela do SUS”, argumentou.
A SBPT alertou ainda que a asma grave ou considerada difícil merece atenção diferenciada por atingir crianças e adultos em fase produtiva e pelo grande impacto na qualidade de vida dos pacientes e familiares, além do custo social. Cerca de sete pessoas por dia no Brasil são levadas a óbito por complicações da doença.
Emmanuelle Lamounier
[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_eleuses_paiva_sociedade_brasileira_de_pneumologia_alerta_sobre_mortes_decorrentes_da_asma_08_05_2013.mp3]Assista a matéria em vídeo:
[youtube_video id=”if1DUQeF8C8″]