Ademir Camilo representa PSD na homenagem aos 120 anos da Faculdade de Direito da UFMG

Deputado Ademir Camilo (PSD-MG) - Foto: Heleno Rezende

Em nome do PSD, o deputado Ademir Camilo (MG) discursou na manhã desta terça-feira (30), na sessão de homenagem aos 120 anos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, no plenário da Câmara.

O deputado lembrou que, em 1892, os trabalhos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais foram iniciados, “por uma feliz coincidência”, em uma das salas da Câmara dos Deputados, na então capital de Minas Gerais, Ouro Preto. E que a faculdade, transferida de endereço algumas vezes antes de se instalar definitivamente em sua sede própria, enfrentou e venceu inúmeros obstáculos. “Em meio a derrubada e reconstrução do prédio, essa instituição conseguiu manter-se firme e em constante ascensão. Hoje, a sua estrutura física, material e humana é invejável”, reforçou.

Para o parlamentar mineiro, o ideal, a coragem e a sinergia de seus fundadores fizeram com que a faculdade atingisse o patamar de sucesso. Em seu discurso, relembrou: os edifícios Villas-Boas, Valle-Ferreira e o edifício-sede da biblioteca retratam bem a grandiosidade do complexo arquitetônico da faculdade”.

Em 1927 integrou-se à Universidade de Minas Gerais e somente em 1949 conquistou a natureza de estabelecimento de ensino federal com a federalização da universidade. Além da graduação, a faculdade disponibiliza cursos de pesquisa e extensão, e pós-graduação.

“Comemorar 120 anos de existência é um privilégio e, ao mesmo tempo, uma tarefa nada fácil”, reconheceu Camilo. “Faço minhas as palavras de um filósofo alemão do século XIX, que disse: “A desigualdade dos direitos é a primeira condição para que haja direitos”, concluiu.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *