Mineira de Montes Claros, Raquel Muniz é a mais nova deputada federal a integrar a bancada do Partido Social Democrático (PSD) na Câmara. Médica, pedagoga e educadora, a parlamentar é a primeira mulher da legenda na atual legislatura.
Raquel Muniz disse em entrevista que saúde e educação são os temas que defende no parlamento. “Mas, como represento o norte de Minas, a defesa da agricultura familiar também está entre as principais bandeiras de luta.”
Para a deputada, integrar o PSD simboliza a esperança de poder ajudar a melhorar ainda mais o Brasil. “Nós sabemos o potencial que o PSD tem para enfrentar os desafios postos. Para mim, o país tem jeito e o PSD é capaz de ajudar a resolver os problemas, porque é um partido forte.”
Raquel Muniz também defende que a participação das mulheres na política deve ser ampliada. “Eu acredito que a mulher deve conquistar mais espaço, porque lugar de mulher também é na política. Pensando nisso, eu acredito que dentro do PSD vou, com certeza, contagiar todos os demais deputados nessa luta para aumentar a representação de mulheres no legislativo.”
A parlamentar é conhecida por se vestir de terno e gravata nos dias em que está trabalhando na Câmara. “Essa é uma maneira de homenagear as sufragistas, que lutaram para que todas nós mulheres tivéssemos o direito ao voto”, explicou Raquel.
Na Câmara, a deputada foi titular das comissões parlamentares de inquérito que investigaram o sistema carcerário brasileiro e a máfia das órteses e próteses no Brasil. Eleita com mais de 96 mil votos pelo estado de Minas Gerais, Raquel Muniz está no primeiro mandato de deputada federal.
Diane Lourenço