Partido consegue consenso para votar PEC da Zona Franca

Os deputados Átila Lins (AM), Carlos Souza (AM) e Silas Câmara (AM) acompanharam, nesta terça-feira (18), o governador do Amazonas, Omar Aziz, em diversas lideranças da Casa (DEM, PSDB, PR, PPS e PT) e conseguiram compromisso para votar amanhã (19), em 1º turno, a Emenda Constitucional (PEC 506/10) que prorroga a Zona Franca de Manaus por 50 anos. Os pessedistas estiveram reunidos com parlamentares da base, oposição e com o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

“Conversamos com a oposição primeiro porque há uma posição de governo de votar a PEC. Temos agora a palavra do parlamento favorável à votação e que levaremos ao Executivo”, afirmou Aziz.

Aziz explicou que o acordo apresentado é para votar esta semana, em 1º turno, a prorrogação da zona franca e debater os benefícios da Lei da Informática, principal empecilho para a votação, somente no 2º turno. “Há uma proposta do DEM de ampliar em dez anos a Lei da Informática. Parece razoável e de bom senso”.   O consenso para a votação foi destacado pelos deputados do partido. “A zona franca é sem dúvida nenhuma um modelo econômico estratégico para o Brasil”, declarou Silas Câmara.  “A prorrogação é importante para todo país e para a Amazônia. Definida a questão da Lei da Informática, creio que não há impedimento para a aprovação”, afirmou o líder da bancada, deputado Moreira Mendes (RO).

Os parlamentares amazonenses e o governador reúnem-se hoje à tarde com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para levar o acordo feito e tentar consolidar a votação. A proposta também será levada para a presidente Dilma Rousseff pelos líderes do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) e senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

Luís Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *