Vacina contra hepatite A pode ser incluída no calendário nacional

Deputado Felipe Bornier (RJ) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Felipe Bornier (RJ) – Foto: Cláudio Araújo

A imunização contra a hepatite A pode ser incluída no calendário básico de vacinação da criança. O Projeto de Lei 2.350/07, de autoria do deputado Felipe Bornier (RJ) foi aprovado, com substitutivo, na quinta-feira (23), pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). De acordo com a proposta, devem ser aplicadas duas doses, com intervalo de seis meses, a partir do primeiro ano de vida.

Atualmente, a vacina tem sido recomendada apenas para casos excepcionais como nos de portadores de doenças crônicas do fígado, doadores e receptores de órgãos, pacientes com Aids, com hepatites B e C, entre outros. “A hepatite A está diretamente relacionada com a falta de saneamento básico. O Brasil está entre as nações com alto índice da doença. Na região Sudeste, a prevalência da infecção varia entre 40% e 100%, conforme as condições de saneamento”, ressaltou Bornier.

Em seu projeto original, o parlamentar propunha ainda a realização de campanhas educativas sobre o riscos provocados pelos demais tipos da doença, como a hepatite C, que destrói lentamente o fígado e ainda não possui vacina disponível. A medida, no entanto, não foi contemplada no substitutivo.

De acordo com Bornier, a população de risco e os meios de prevenção são os mesmos orientados aos pacientes com Aids ou hepatite B: evitar contato com sangue contaminado por compartilhamento de agulhas, material cirúrgico ou odontológico mal esterilizado, tatuagens e transfusão de sangue, além de usar preservativos em relações sexuais. “Dependentes químicos, moradores de rua e presidiários são populações que têm maior risco de contaminação.”

A vacina contra a hepatite B já está incluída no calendário nacional. O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Da Assessoria

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *