Em missão oficial ao Japão, o Líder do PSD na Câmara, que também é membro e ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Deputado Federal Marcos Montes (MG) defendeu apurações criteriosas e urgentes e punição, “doa a quem doer”, dos envolvidos na Operação Carne Fraca – desencadeada pela Polícia Federal, na última sexta-feira (17), com repercussão imediata na imprensa internacional.
A operação investiga esquema de liberação fraudulenta de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos que vendem tanto para o mercado internacional quanto para o doméstico.
Em nota, Marcos Montes lembra que só em 2016, após uma longa batalha das instituições brasileiras, o Japão anunciou o fim das restrições à importação de carne bovina do Brasil. “A notícia provocou muita preocupação por aqui”, disse Marcos Montes, ressaltando que existem várias propostas para ampliação das exportações de alimentos para o Japão. “E não é só com o Japão, mas com muitos países de extrema importância num momento em que o Brasil se esforça para sair da sua pior crise econômica”, recorda ele.
Operação Carne Fraca
Entre os investigados pela Operação Carne Fraca estão grandes frigoríficos e servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “É preciso apurar o mais rapidamente possível, de forma que se dê uma resposta urgente à sociedade brasileira e internacional. São dois assuntos da mais alta importância: a saúde da população e a força da economia brasileira”, reflete Marcos Montes.
O parlamentar participa de missão oficial brasileira, a convite do governo japonês e sem ônus para a Câmara. O objetivo da viagem é representar o Brasil em evento que integra os “Programas Laços de Amizade do Japão”, realizados anualmente pelo Ministério de Assuntos Exteriores do Japão, para firmar parcerias com países em desenvolvimento.
Da Assessoria