Em reunião com a bancada federal do Nordeste, o coordenador do colegiado, deputado Júlio César (PI), destacou a necessidade de incentivos para o desenvolvimento da região. O evento contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e dos governadores dos estados nordestinos, entre eles, o do Rio Grande do Norte, Robinson Faria.
Júlio César afirmou que a bancada vai trabalhar para corrigir problemas tributários e para acelerar a realização das obras de transposição do Rio São Francisco e da Transnordestina. “Vamos fazer uma agenda semanal e eleger prioridades para pressionar o governo e o Congresso a aprovar projetos de interesse da população nordestina. Precisamos encontrar uma saída para o déficit do sistema previdenciário em cada estado e para a conclusão dessas duas grandes obras que vão fazer a região crescer, além de reduzir a diferença entre ricos e pobres no país”.
O deputado Rômulo Gouveia (PB), vice-líder do PSD, ressaltou a importância da aprovação de propostas que impulsionem a economia da região. “Precisamos dar prioridade à revisão do pacto federativo para garantir uma distribuição mais igualitária de recursos”, disse Gouveia. Já o deputado José Carlos Araújo (BA) pediu tratamento isonômico. “Há anos que temos recebido tratamento diferenciado e precisamos dar um basta nisso.”
Para Kassab, a unidade da bancada é um diferencial para o andamento dos trabalhos no Executivo e no Legislativo. “Que sirva de exemplo para todas as outras regiões, pois é com essa unidade, compromisso e seriedade que vamos construir a respeitabilidade do Congresso Nacional e o fortalecimento da democracia.”
Robinson Faria apontou que o apelo dos governadores é para que não haja contingenciamento dos recursos nas obras do PAC, sobretudo para as que envolvem recursos hídricos. Faria também cobrou investimentos em segurança pública.
Também estiveram presentes o senador Otto Alencar (BA) e os deputados Paulo Magalhães (BA), Fabio Faria (RN) e Fábio Mitidieri (SE).
Renata Guimarães