Átila Lins se diz preocupado com as enchentes no Amazonas

Da Redação

Da tribuna da Câmara, o deputado federal Átila Lins (PSD-AM), anunciou que o Estado do Amazonas está, há mais de dois meses, enfrentando as enchentes de seus rios. “Agora, há pouco, ouvimos os colegas relatarem a seca na região Nordeste. Nós, do Amazonas, estamos enfrentando um problema contrário, o das enchentes”, comentou.

Átila Lins contou que tudo começou pela região do Juruá, nos municípios de Eirunepé, Ipixuna, Envira, Carauari, Guajará. Depois passou para o rio Purus, onde a cidade de Boca do Acre ficou totalmente submersa, indo para os municípios de Pauini, Lábrea, Canutama e Tapauá.

“Agora, no Alto Solimões, mas precisamente na região de Benjamin Constant, Tabatinga, Atalaia do Norte, os rios Javari e Solimões transbordam de tal forma, que só em Benjamin Constant já estamos com quase 15 mil pessoas desabrigadas”, revelou.

O deputado do PSD contou que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra sobrevoou os municípios de Manaquiri e Careiro da Várzea, levando o apoio do Governo Federal. Foram, segundo Átila, oito milhões de reais para atender os desabrigados de forma mais urgente, e mais 30 milhões para fazer frente a recuperação daquilo que foi danificado pelas enchentes.

“E o Governo Omar Aziz, tem igualmente oferecido recursos do Estado na ajuda humanitária, por meio de cestas básicas, kits de medicamentos e também um cartão magnético com 400 reais para cada família desabrigada”.

A população localizada na cidade de Benjamin Constant, no Alto Solimões, que mais está sofrendo com a elevação das águas. “Mais de 30 ruas do setor urbano estão alagadas, contabilizando mais de 15 mil pessoas desabrigadas”, lamentou o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *