O deputado Sergio Zveiter (RJ), vice-líder do PSD, fez uso da tribuna, nesta quarta-feira (10), para pedir apoio a seus pares para a aprovação de uma moção de repúdio à reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.
O pedido foi motivado após o pró-reitor dos cursos de pós-graduação da faculdade enviar um memorando aos chefes de departamento solicitando uma lista de alunos e professores com origem israelense. O deputado classificou a atitude como “antissemita” e um ato de “insanidade”.
“O fato merece ações enérgicas, inclusive na esfera penal, no sentido de coibir, de uma vez por todas, práticas abomináveis como essas. Não podemos aceitar que o brilho de um Estado moderno, acolhedor, fraterno e democrático seja ofuscado por esses devaneios.”
Zveiter lembrou ainda que a atual Constituição Federal tem caráter multicultural e trouxe amplos direitos e garantias fundamentais aos brasileiros e estrangeiros que residem, legalmente, no país. “Tal atitude é repulsiva e desprovida de bom senso. Não podemos nos conformar com isso.”
Renan Bortoletto