Em plenário, nesta quarta-feira (25), o deputado Walter Ihoshi (SP) registrou sua homenagem à artista plástica Tomie Ohtake que faleceu, no último dia 12, aos 101 anos. O parlamentar destacou a importância da “dama das artes plásticas” para a cultura brasileira.
“Tomie foi referência na criação de grandes monumentos e ícone ao mostrar ao mundo que era possível dar leveza às formas geométricas duras. Dobrou, como folhas de papel, o concreto e o aço. E escolheu o Brasil para eternizar seu talento, precisamente no bairro da Mooca, em São Paulo, onde se abrasileirou sem deixar de lado os ensinamentos e a cultura de seus ancestrais.”
Ihoshi mencionou ainda que a longevidade da artista “está para a arte brasileira como a de Oscar Niemeyer para a arquitetura. Ambos tiveram o privilégio de alcançar seus centenários reconhecidos por suas obras e celebrados por suas trajetórias”.
Na oportunidade, o deputado lembrou que neste ano é comemorado os 120 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão e que o grupo parlamentar que trata das relações bilaterais entre os países se dedicará a reforçar os laços entre eles.
Carola Ribeiro