Veículos automotores fabricados ou montados no Brasil devem ser submetidos ao teste de impacto (crash test). A medida tem como base o Projeto de Lei 2.976/11, de autoria do deputado Felipe Bornier (RJ), aprovado, nesta terça-feira (30), com substitutivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara. A matéria segue para votação em Plenário.
Os testes de resistência serão executados por empresas especializadas e deverão seguir os padrões internacionais de segurança. O objetivo, segundo Bornier, é dar mais garantia ao motorista e diminuir o número de vítimas fatais no trânsito.
“Os carros produzidos no mercado nacional não apresentam a segurança necessária e não são exportados para países onde os testes de impacto são realizados, a exemplo da Europa e dos Estados Unidos. O Brasil não pode ser esse submundo de venda de automóveis sem qualidade, sem segurança”, defendeu o deputado.
Para ele, a aprovação da matéria também vai ajudar na questão da saúde pública. “Os custos com tratamento e recuperação de vítimas de acidente de trânsito são elevadíssimos no país.”
No projeto, Bornier lembra que somente o uso do air bag não garante a total segurança do condutor em casos de colisão. O texto também afirma que cada modelo estará sujeito a um teste de impacto diferente, obedecendo às características do automóvel.
A indústria automobilística terá um ano, após a aprovação do projeto, para se adequar à medida. O teste não será exigido para as máquinas agrícolas e tratores.
Renan Bortoletto