Por iniciativa da deputada pessedista Raquel Muniz (MG), a cidade mineira de Montes Claros recebeu parlamentares e especialistas para debater propostas de unificação das polícias civil e militar na última sexta-feira (08). Hoje, durante reunião da comissão especial destinada a estudar o tema, membros do colegiado avaliaram as informações colhidas durante o evento.
A deputada destacou que as discussões devem colaborar com o relatório final do colegiado. “O que nós esperamos é tornar a polícia mais eficiente e ágil para atender a população, uma polícia que efetivamente atenda o que todo brasileiro quer, que é segurança.”
O vice-líder do PSD, deputado Rômulo Gouveia (PB), destacou que o tema ainda não é consenso. “Hoje nós temos redução de contingente, policiais com baixa remuneração e uma série de fatores que precisam ser melhorados. Então, temos que pensar não só na unificação, mas sim em uma política de segurança pública para o país.”
De acordo com Muniz, a polícia da cidade de Montes Claros (MG) é um modelo a ser estudado, pois já atua com o trabalho conjunto das polícias civil e militar por meio da Região Integrada de Segurança Pública (RISP). Segundo dados da Secretaria de Defesa Social do Estado de Minas Gerais, o município apresentou queda no número de criminalidade, alcançando redução de 28,7% nos registros de homicídios em 2013.
Diane Lourenço