Parecer do deputado Goulart (SP) ao Projeto de Lei 868/11, que cria política de desenvolvimento do ecoturismo e do turismo sustentável, foi aprovado por unanimidade, nesta terça-feira (28), na Comissão de Turismo (CTur).
“O Turismo é a indústria que mais cresce atualmente, movimentando bilhões de dólares ao ano. Nosso país possui recursos naturais em abundância e vocação natural para o ecoturismo e o turismo sustentável. Devemos considerar também que, para cada emprego direto nessa indústria, outros nove indiretos são criados”, afirmou o parlamentar em sua justificativa.
A proposta estabelece ações para a preservação da biodiversidade, conscientização, capacitação e estímulo à população para prática dessas atividades. Institui ainda o Dia do Ecoturismo, a ser comemorado em 17 de dezembro, data de nascimento do ambientalista José Lutzemberger, conhecido mundialmente por suas lutas conservacionistas e seus esforços em defesa do desenvolvimento sustentável.
Para Goulart, a iniciativa é importante para conscientizar a população sobre a importância de fomentar o ecoturismo, conciliando a conservação ambiental, o manejo sustentável dos recursos naturais e a geração de trabalho e renda.
Raquel Sacheto