Tratamento gratuito e completo para lábio leporino vai virar lei com atuação do PSD

 Dr Ismael Alexandrino (PSD-GO) e Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS) . Foto: Cláudio Araújo.

A Câmara dos Deputados aprovou projeto que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a garantir o tratamento completo para lábio leporino e fenda palatina, com cirurgia e reabilitação. É uma proposta do deputado Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS) com a relatoria do deputado Dr Ismael Alexandrino (PSD-GO), que só precisa ser sancionada para virar lei.

O texto determina que, além da cirurgia reparadora gratuita pelo SUS, os pacientes terão direito a todo o pós-operatório e reabilitação com especialidades necessárias para a total recuperação: fonoaudiologia, psicologia, ortodontia e outras.

Danrlei destaca que a medida vai beneficiar milhares de famílias brasileiras. “Traz a possiblidade de uma vida diferente para muitas famílias. É saúde física e saúde mental para milhares de brasileiros”, afirmou.

São cerca de 15 crianças que nascem por dia no Brasil com essas condições, explicou Dr. Ismael Alexandrino. “Isso justifica a necessidade de um projeto de lei que garanta a resolução dessa questão o mais cedo possível. Quanto mais tarde a cirurgia, mais problemas essa criança terá do ponto de vista físico (desenvolvimento, alimentação, infecções de ouvido) e psicológico, por exemplo, com o bullying nas escolas”, disse.

O texto garante que os recém-nascidos diagnosticados ainda no pré-natal, ou logo após o nascimento, deverão ser encaminhados aos centros especializados o quanto antes.

O que é

O lábio leporino e as fissuras palatinas são defeitos congênitos em que há um comprometimento da fusão de determinadas partes da face durante a gestação.

O tratamento do paciente com essas condições pode durar em média 20 anos, ou seja, pode perdurar durante todo o crescimento do indivíduo.

O processo de reabilitação frequentemente envolve cirurgias plásticas, cirurgias bucomaxilofaciais, além de tratamentos com ortodontistas, implantodontistas, psicólogos e fonoaudiólogos.

Da liderança do PSD na Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *