Natural de São Paulo, o economista e empresário Ricardo Izar foi reeleito com mais de cem mil votos. Em seu primeiro mandato, Izar presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e as frentes parlamentares de Habitação e Desenvolvimento Urbano, dos Corretores de Seguro e dos Direitos Animais.
Para a nova legislatura, o parlamentar pretende pressionar os outros deputados para que as propostas que estabelecem transporte público 24 horas; ficha limpa 2 – para cargos de nomeação; e valorização dos professores tramitem de forma ágil. “O ficha limpa 2 vai fazer com que as pessoas nomeadas para cargos públicos estejam quites com a justiça, como já ocorre com os cargos eletivos. O transporte 24 horas e a valorização dos professores também são bandeiras que vou carregar”, garantiu.
Izar pretende dar continuidade aos projetos em favor dos animais. “Nosso desafio para a causa animal será aprovar a proposta que tipifica como crime e aumenta a pena para maus-tratos animais. Também queremos modificar a natureza jurídica dos bichos, de coisa para sujeito, aumentar o combate à zoonoses e o controle populacional, pois isso também é saúde humana”, defendeu.
Segundo ele, “a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Animais fez com que o assunto deixasse de ser uma pauta secundária no Congresso”. Entre suas proposta, o Projeto de Lei 6.602/13 já foi aprovado pela Câmara e aguarda votação no Senado. A proposta proíbe a realização de testes em animais para o desenvolvimento de cosméticos, perfumes e produtos de higiene.
O parlamentar acredita que sua condução dos processos que tramitaram no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar chegando à cassação de alguns deputados e a defesa das causas animais foram responsáveis pelo aumento de 30% em sua votação se comparado à última eleição. “Vou continuar trabalhando com muita responsabilidade e honrar os votos que recebi”, concluiu.
Carola Ribeiro