O deputado Jaime Martins (MG) deu parecer favorável à Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 82/12, que autoriza a verificação dos recursos federais aplicados à obra de ampliação da Transnordestina. O parecer foi aprovado pela Comissão de Viação e Transporte (CVT) que, em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU), fará a inspeção.
Martins informou que a corte do TCU vai entregar, em dezembro, o segundo relatório da auditoria sobre os recursos aplicados na obra. O primeiro, apresentado em 2010, apontou algumas impropriedades, como a liberação de verbas públicas sem que a implantação do empreendimento estivesse compatível com o cronograma, além de celebração de contratos sem a apresentação de projetos executivos.
O parlamentar afirmou que pretende fazer o que for preciso para que todas as questões sejam passadas a limpo. “Buscarei, se necessário, fazer visitas in loco nas obras e reuniões com o Ministério dos Transportes e agências responsáveis para que tudo possa ficar claro e nos deixar tranquilos com a lisura, a transparência e a legalidade dessa construção, que é tão importante para o Brasil.”
Renata Guimarães