Tosta cobra políticas públicas para transporte de deficientes

Deputado Walter Tosta (MG) - Foto: Cláudio Araújo

Palestra realizada na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC), nesta quarta-feira (16), discutiu políticas públicas desenvolvidas pelo governo federal para pessoas com deficiência. O deputado Walter Tosta (MG), destacou que os programas são bons, mas ressaltou a falta de acessibilidade no transporte público.

“Nenhum programa vai adiantar se o deficiente não tiver o livre-arbítrio de poder sair de sua residência, ir à escola para aprender, se profissionalizar e, consequentemente, ir para o trabalho. Essa tem sido uma grande barreira que encontramos”, afirmou.

Tosta enfatizou que a lei de cotas e o contrato de aprendizado têm sido exemplar. “Tudo isso tem facilitado muito a participação e a inserção do deficiente na sociedade de um modo geral, mas ainda continuamos com essa barreira que é o fato de não termos o devido transporte. Precisamos que, de fato, o governo e o Parlamento invistam mais em políticas públicas para esta área”, observou.

Maria José de Freitas, diretora do Departamento de Benefícios Assistenciais do Ministério do Desenvolvimento Social, reconheceu a necessidade de agilizar a implementação da acessibilidade nos transportes públicos, mas ressaltou que o acesso não pode ser visto apenas sob o ponto de vista da adaptação dos ônibus, mas também do espaço das calçadas e do preparo dos trabalhadores de um modo geral.

“Precisamos melhorar os pontos e profissionalizar o trabalhador do transporte público. Porque, muitas vezes, não é um cadeirante, mas uma pessoa com deficiência visual ou mesmo transtorno de comportamento, e é preciso que essas pessoas saibam lidar com as diversas situações”, afirmou.

Jaque Bassetto

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *