Pacientes, médicos e especialistas apoiaram o deputado Geraldo Thadeu (MG), nessa quinta-feira (8), em audiência pública promovida sobre o atual panorama das hepatites virais no país, na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). O parlamentar luta para incluir no Sistema Único de Saúde (SUS), novo tratamento contra a Hepatite C.
Thadeu sofreu com a doença 25 anos e afirmou que o tratamento, já utilizado na Europa e nos Estados Unidos, é revolucionário por apresentar uma nova geração de medicamentos com os quais a maior parte dos pacientes se cura tomando apenas um comprimido por dia, durante 12 semanas.
“Vamos acompanhar de perto para que esses antivirais sejam aprovados pela Anvisa e adquiridos, o mais rápido possível, pelo Ministério da Saúde. Já avançamos muito desde que comecei a lutar pela causa há 11 anos, mas a inclusão desse tratamento no SUS deve ser imediata. É a contribuição que o parlamento deve dar para salvar vidas”, ressaltou o parlamentar.
O deputado Eleuses Paiva (SP), vice-líder do PSD, afirmou que o diagnóstico precoce ainda é um dos maiores desafios no combate à doença. “O último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde mostrou que mais de 3 milhões de brasileiros são portadores de Hepatite C. No entanto, menos de 10% sabem que estão infectados e, quando descobrem, a doença já está em estágio avançado”.
Elisa Cattapan, coordenadora geral de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, concordou com Eleuses. “Vamos ter mais facilidade para adquirir esses antivirais, se tivermos maior número de pacientes diagnosticados. Isso reduz o número de óbitos e gera melhor condição para negociar”, frisou.
Danielle Marques