O deputado Geraldo Thadeu (MG), presidente da Subcomissão Permanente de Movimentos Migratórios no País, defendeu a instalação de núcleos de assistência jurídica em todas as embaixadas brasileiras no exterior. Nessa quarta-feira (5), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara aprovou requerimento do parlamentar que propõe ao Ministério das Relações Exteriores a criação dos órgãos.
“Os brasileiros, por estarem longe de seu país, sentem-se fragilizados e desorientados sobre como proceder diante de determinadas situações ou problemas experimentados quando em viagens de turismo, negócios ou mesmo em trânsito em países estrangeiros”, justificou Thadeu.
O parlamentar ressaltou que algumas embaixadas, de maior destaque, já possuem assessoria jurídica para os brasileiros no país. E lembrou o caso dos torcedores do Corinthians, na Bolívia, prontamente ajudados pela representação diplomática. “Casos como esse ilustram bem o quão importante é disponibilizar ao cidadão brasileiro suporte jurídico em território estrangeiro”.
A CREDN enviará mensagem ao Poder Executivo com a sugestão de Geraldo Thadeu.
Luís Lourenço