Teste da linguinha: projeto de Onofre aguarda sanção presidencial

Deputado Onofre Santo Agostini (SC) - Foto: Cláudio Araújo

O deputado Onofre Santo Agostini (SC), vice-líder do PSD, comemorou, ontem (29), a aprovação no Senado do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 113/14 , de sua autoria, que torna obrigatória a realização do teste da linguinha em recém-nascidos por hospitais públicos e privados. A matéria segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

“Com a obrigatoriedade evitaremos que muitas crianças cresçam com sérios problemas de dicção. Quanto mais cedo o problema for detectado, mais cedo poderemos corrigir. O custo disso será irrelevante, mas o benefício enorme”, afirmou o parlamentar.

Segundo Onofre, o exame avalia o frênulo da língua em bebês e determina as possibilidades de anomalias no órgão, que podem levar a problemas como língua presa e desmame precoce. O diagnóstico antecipado permite a cirurgia corretiva adequada.

Conforme fixado pela proposta, os hospitais e maternidades terão prazo de 180 dias para se adequarem à medida. O parlamentar acredita na sanção da lei. “A proposta é internacionalmente reconhecida, tem grande apelo popular e já foi recomendada em um congresso de especialistas realizado em Chicago. Não tenho dúvidas que a presidente irá sancionar essa importante proposta”, concluiu.

Jaque Bassetto 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *