A desaceleração da economia é apontada pelo deputado Junji Abe (SP), presidente da Subcomissão Permanente do Leite (Subleite), como um dos principais fatores para o baixo consumo do produto no país. A afirmação foi feita durante reunião do colegiado, nesta terça-feira (18), com integrantes da Câmara Setorial do Leite, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“Além dessa variação na economia que faz com que o poder de compra da classe consumidora seja reduzido, o setor está enfrentando uma péssima campanha de imagem. Tem sido disseminado que a lactose faz mal, que o leite traz problemas de alergia, e o pior, o Ministério da Saúde só agrava a situação, sem ouvir os demais elos da cadeia produtiva”, justificou Junji.
O presidente da Câmara Setorial do Leite, Rodrigo Alvim, também destacou que a queda do consumo está associada a imagem negativa que sofre o produto. Alvim lembrou que o governo aprovou, nessa semana, o “Guia Alimentar para a População Brasileira no Sistema Único de Saúde” após consulta pública realizada pelo Ministério da Saúde. “Apresentamos inúmeras sugestões para ajustar as informações sobre o consumo de leite e derivados. Nada, porém, foi acatado e o material denigre totalmente a imagem dos produtos lácteos.”
Junji destacou que a subcomissão solicitará audiência pública com os ministérios da Saúde, Agricultura e Indústria e Comércio, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e representantes do setor leiteiro. “Temos que mostrar a importância da pecuária de leite. Apresentar números que movimentam a economia e provar que o produto é tão bom quanto o de outros países.”
Jaque Bassetto