O deputado Carlos Souza (AM), relatou em plenário, nesta quarta-feira (9), a precariedade do transporte aéreo no Amazonas e destacou a importância de estabelecer tarifas sociais para passagens aéreas em voos domésticos regionais, conforme prevê o Projeto de Lei 3270/12, de sua autoria.
“Não temos a mínima condição para receber aeronaves de pequeno, médio ou grande porte. Precisamos de um olhar melhor por parte do governo federal para melhorar essa situação”, pontuou o parlamentar.
Souza explicou ainda que as taxas são elevadíssimas e essa é uma das razões de sua proposta. Segundo ele, a tarifa social deve corresponder a 30% da convencional para o mesmo trecho praticado pela empresa concessionária do serviço de transporte aéreo no dia da aquisição. A intenção é priorizar aqueles que necessitem fazer tratamento de saúde.
“O projeto já está na Comissão de Constituição e Justiça. Precisamos ter e praticar a tarifa social na região amazônica. Vencer longas distâncias por via rodoviária, muitas vezes, é impossível”, observou.
Danielle Marques