O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ) defendeu os valores familiares, nesta segunda-feira (27), em entrevista ao programa Palavra Aberta, da TV Câmara. O parlamentar falou sobre a presidência da comissão especial que analisa o Estatuto da Família (Projeto de Lei 6.583/13) e garantiu que a defesa da vida, da família e a prevenção e recuperação de dependentes químicos estão no centro de seu mandato.
“O Estatuto da Família é o principal assunto da enquete com maior participação popular do portal da Câmara. São seis milhões de pessoas que opinam sobre o assunto. Ele atende uma necessidade urgente da sociedade brasileira, que é a elaboração de políticas públicas para a valorização da família, em especial, no que diz respeito à educação e à saúde pública. O artigo 226 da nossa Constituição estabelece o núcleo familiar como a célula embrionária da sociedade mas, lamentavelmente, estamos deixando de lado seus valores.”
Sóstenes disse que em conversa com uma psicóloga viu clareza na distorção dos princípios familiares. “Fiquei espantado quando ela me falou sobre a arquitetura moderna e sua influência nos hábitos familiares. Hoje não se constroem mais copas, a preferência é por salas mais amplas. Já não se senta mais à mesa, porque é mais cômodo sentar-se em frente a um televisor. Percebo que a própria sociedade vem arquitetando e maquinando contra a família e, precisamos renovar e revigorar os valores reais.”
O deputado declarou que a dependência química nasce do desajuste familiar e que para o tratamento ser eficaz é necessário que a família participe do processo. Sóstenes destacou ainda, que por meio de audiências e debates, os parlamentares e representantes poderão contribuir para que consigam “um texto arredondado que contemple as necessidades da família o mais breve possível”.
Estatuto
O projeto em análise busca a valorização e o fortalecimento da entidade familiar por meio da implantação de políticas públicas e ações voltadas para segurança pública, saúde e educação. Entre os objetivos estão a garantia de assistência especializada para o enfrentamento de problemas com drogas ou álcool, para adolescentes grávidas, entre outros.
Carola Ribeiro