O Plenário aprovou, nesta quinta-feira (25), destaque ao Projeto de Lei 863/15, que permite a empresas de bebidas instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM) usufruir de créditos tributários em função de sua produção.
A medida beneficia produtores de água, energéticos, refrigerantes e derivados, que terão uma redução dos impostos a pagar por conta do escoamento da produção para o próprio Amazonas e demais estados brasileiros.
A matéria contou com a articulação política do deputado Silas Câmara (AM), que saiu em defesa das mais de 26 mil famílias que trabalham no setor de bebidas frias do estado.
“Sem o destaque, prejudicaríamos toda a cadeia produtiva de quem planta um pé de cana-de-açúcar e o transforma em açúcar mascavo até a produção do xarope que é exportado para o mundo todo. Seria uma aberração legislativa, uma tentativa de destruir a cadeia produtiva”, destacou.
Silas também disse que o Amazonas “é o estado mais prejudicado com a crise econômica que já reduziu 28% da sua produção industrial”.
O parlamentar aproveitou ainda para elogiar a atuação de deputados e senadores do PSD. “Temos que lembrar a atuação do líder Rogério Rosso e do coordenador da bancada do Amazonas, o senador Omar Aziz. Demonstramos que a legenda é forte em momentos de dificuldade e agimos de acordo com nosso regime estatutário, pensando no polo industrial.”
Renan Bortoletto