O deputado Silas Câmara (AM) afirmou que a oitiva realizada com o do dono da UTC, Ricardo Pessoa, nesta terça-feira (15), pela CPI da Petrobras, foi estratégica para deixar claro que a corrupção envolvendo a estatal existe há tempos e independe de partidos políticos.
“O sistema é corrompido porque algumas pessoas não tem compromisso com a ética. Uma operação policial que prende cerca de cem pessoas e acusa de envolvimento três ou quatro partidos, tendo em vista que atualmente são 32, deixa claro que a roubalheira existe independente de sigla.”
Ricardo Pessoa reafirmou o que disse em sua delação premiada à Polícia Federal. Ele disse que pagou propina para diversas autoridades por meio da empresa para obter vantagens em contratos com a Petrobras. Acrescentou ainda que o esquema era feito por meio de doações oficiais a partidos e agentes políticos.
As afirmações de Pessoa foram feitas em sua exposição inicial. O empresário não respondeu aos questionamentos dos parlamentares, evocando o direito de ficar calado.
Carola Ribeiro