Os deputados Silas Câmara (AM) e José Carlos Araújo (BA), cobraram do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, nesta quarta-feira (26), melhorias nos serviços de telefonia. Eles criticaram a qualidade do sistema de telefonia celular e internet e pediram providências mais imediatas por parte do Ministério. Os apontamentos foram feitos em audiência pública realizada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI).
“Todos estamos preocupados com o que irá acontecer nas cidades sedes da Copa. Hoje, quando a Bahia recebe um milhão e meio de turistas para o carnaval, as telefônicas não conseguem manter um serviço de qualidade. Com o tráfico internacional que será gerado pela Copa, imaginem o gargalo que teremos?”, afirmou Araújo.
Silas Câmara lembrou que os jogos irão ocorrer em menos de noventa dias e também demonstrou grande preocupação com a situação. “No Amazonas esse problema é dramático. O Ministério e a Anatel não têm acompanhado o crescimento do consumo no Estado. Manaus será sede da Copa e não vejo uma solução definitiva para o problema”, disse.
Paulo Bernardo afirmou que o país vai ter condições de prestar os serviços necessários, mas admitiu que a instalação de infraestrutura de telecomunicação nos estádios está fora do prazo. “As obras atrasaram muito. Normalmente essa infraestrutura é colocada depois que o estádio está pronto. E, por exemplo, o estádio de Curitiba vai ser entregue dia 15 de maio. Vamos ter um mês de prazo para instalar”.
O ministro garantiu que todas as cidades sede da Copa do Mundo vão ter cobertura de internet e que está preocupado em solucionar definitivamente os problemas levantados pelos deputados.
Também estiveram presentes no debate os deputados Thiago Peixoto (GO) e Júlio César (PI).
Verônica Gomes