O deputado Silas Câmara (AM) destacou a necessidade de aproveitar o potencial de pesquisa existente na região amazônica em audiência pública que recebeu o ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, nesta quarta-feira (25). Rebelo esteve na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) para falar aos deputados sobre as ações da Pasta.
Silas apontou a biodiversidade amazônica como forma de produção econômica. “É um desafio para a ciência e tecnologia, por meio dos instrumentos de pesquisas, desenvolver novas formas de renda no estado. Essa é, no entanto, a única forma de, no futuro, aproveitar todo o potencial da região, transformando suas riquezas em atividade econômica para a população.”
Em resposta, o ministro afirmou que a busca de soluções para o desenvolvimento da Amazônia, protegendo o meio ambiente, é um desafio permanente para o Brasil.
O vice-líder do PSD, deputado Rômulo Gouveia (PB), enfatizou o sucesso das ações do Ministério na produção tecnológica realizada em Campina Grande, Paraíba. “É a cidade da inovação graças ao fruto do trabalho das universidades da região. Ressalto a necessidade de se trabalhar no fortalecimento da Embrapa, do Instituto do Semiárido, pois é por meio da tecnologia e da inovação que vamos contribuir para o desenvolvimento de toda o estado.”
Para o deputado Evandro Roman (PR), o ministro apresentou aos integrantes da comissão as necessidades da área. “Precisamos investir em tecnologia e inovação. Temos agora o cenário nacional e, a partir dele, poderemos desenvolver ações em ciência e tecnologia no colegiado”, concluiu.
Também participaram da reunião os deputados Sóstenes Cavalcante (RJ), César Souza (SC) e Goulart (SP).
Renata Guimarães